Com um ritmo intenso de avanços em Tecnologia da Informação (TI), muitas empresas encontram desafios para se adaptar com equipes estruturadas e equipamentos sempre atualizados. Nesse contexto, o outsourcing de TI se apresenta como uma alternativa de grande praticidade e excelente custo-benefício.
Se o termo soa estranho para você, outsourcing significa terceirização, que é quando uma empresa contrata outra empresa para ser responsável por determinado serviço. Aluguel de computadores e notebooks, contratação de sistemas, serviços de manutenção podem estar inclusos nos pacotes de outsourcing de TI.
Além de conceituar, listamos para você aqui nesse artigo algumas das maiores vantagens dessa modalidade de contratação.
Custos reduzidos
Quando se fala de tecnologia, muitos investimentos estão inclusos. Compra e troca periódica de equipamentos, licenças de software, contratação de equipe e manutenção são alguns deles.
Com o outsourcing de TI, você pode incluir todas essas necessidades em um pacote e deixar tudo nas mãos da empresa responsável, o que além da economia no caixa, ajuda você a ganhar em praticidade na rotina de administração.
Adaptação às demandas
Com o passar do tempo, a demanda de TI da sua empresa pode se modificar inesperadamente, aumentando ou reduzindo temporariamente ou não. Promoções sazonais e eventos são alguns dos exemplos que podem causar essa mudança e pegar a sua empresa de surpresa.
Novos sistemas, novos equipamentos e novos profissionais contratados podem estar fora da sua programação, o que o outsourcing resolve por ter tudo à disposição de imediato.
Melhora do desempenho interno
Terceirizando o serviço de TI, sua equipe consegue se concentrar em desempenhar com maior foco as outras tarefas, como a gestão de processos e a realização da atividade final da empresa. Essa aposta gera retorno positivo não somente no setor de tecnologia, mas em todos os outros que se beneficiam da rapidez dos sistemas e dos equipamentos contratados.
Atenção ao cliente
Além da tecnologia como já apresentamos, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou service desk estão entre as opções de serviços nos pacotes de outsourcing de TI. Com foco no cliente, é possível aprimorar o recolhimento de feedbacks, a prestação de serviços e aumentar a satisfação sem contratar novos funcionários ou fazer modificações estruturais.
Manutenções preventivas e corretivas eficientes
Além da compra e dos valores de operação, a manutenção está no pacote da gestão de TI de qualquer empresa. Com o outsourcing, você reduz a necessidade de reparos por ter equipamentos modernos e de qualidade à disposição, além de contar com manutenções preventivas e corretivas de eficiência, evitando ser surpreendido negativamente com defeitos.
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