fbpx

CAPEX ou OPEX: qual escolher para o T.I. da sua empresa?

Se você administra um negócio, com certeza sabe qual é a parcela de importância do setor de Tecnologia da Informação (T.I.) e o quanto gerir essa parte da empresa é uma missão desafiadora. E dentre tantos detalhes que merecem atenção, pelos riscos que tomadas de decisões precipitadas trazem, olhar o T.I sob a ótica financeira está entre os principais.

Você já ouviu falar nas siglas CAPEX e OPEX? Elas são decisivas porque determinam as formas de contratação e aquisição de produtos e serviços, impactando todos os outros núcleos do seu negócio. Vamos conhecer os detalhes e vantagens para entender qual é o melhor para a sua empresa?

Como funciona o CAPEX?

Derivado do inglês Capital Expenditure, o CAPEX diz respeito às despesas ou aos investimentos em bens de capital, ou seja, a aquisição de bens físicos para a melhoria de um produto, serviço ou da empresa em si. A compra de computadores, notebooks, tablets ou softwares são alguns dos investimentos comuns que se encaixam nessa modalidade.

Na prática, como se trata de uma compra, o CAPEX depende de uma saída do caixa da empresa, o que depende de uma grande estabilidade financeira para funcionar sem riscos.

Além disso, o CAPEX também exige que sejam calculadas as variáveis de depreciação, os custos da manutenção e a troca periódica desses bens, por exemplo.

E o OPEX, como funciona?

Na modalidade OPEX, que vem do inglês Operational Expenditure, o foco são as despesas operacionais , que são, resumidamente, os custos periódicos para a manutenção da empresa.

O outsourcing ou a terceirização de equipamentos e serviços de T.I. são uma opção dentro do OPEX que tem se tornado cada dia mais comum pela facilidade de adaptação e pela necessidade menor de um grande investimento inicial.
Para momentos de expansão, redução ou adaptação de atividades, como o trabalho em home office, por exemplo, o aluguel de computadores funciona de acordo com as necessidades da empresa em quantidade e tipo de produtos e serviços oferecidos.

Afinal, qual é o modelo ideal?

Para tomar essa importante decisão, é preciso avaliar a realidade financeira e as metas da sua empresa. O fluxo de caixa, os custos operacionais, a urgência e a duração do projeto estão entre os fatores que devem ser revisados.

Encontrando no OPEX a solução mais viável para o seu negócio, conte com a CSI Locações para operacionalizar esse processo de aquisição. Com experiência no mercado, dispomos de um grande leque de tecnologias, além de uma equipe especializada para instalar e operar equipamentos e realizar manutenções preventivas e corretivas na sua empresa.

Clique aqui para entrar em contato com nossos especialistas e receber um orçamento como melhor custo-benefício para o seu negócio!

Contatos

Formulário de Orçamento

    Por favor, prove que você é humano selecionando Uma casa.

    Formulário de Orçamento

      Por favor, prove que você é humano selecionando Um caminhão.