5 curiosidades sobre grupos geradores

janeiro 03 2018

Na hora de alugar um grupo gerador, podem surgir dúvidas simples, mas importantes. Selecionamos 5 curiosidades sobre os geradores que podem te interessar, confira!

 

De onde vem a energia dos geradores?

Ao contrário do que muitos pensam, um gerador não gera energia, mas a transforma. O método mais comum é a transformação de energia mecânica em energia elétrica por meio da queima de combustíveis. Alguns modelos funcionam com um motor a combustão (movidos por gasolina ou diesel) e um alternador, que transforma a energia de rotação do motor em energia elétrica.

Quais são os prós e contras dos geradores que utilizam diesel e gasolina?

Por utilizarem um combustível mais barato, os geradores a diesel são apropriados para casos de uso contínuo. Além do menor custo do combustível, o custo de manutenção também se torna menor já que esse modelo não possui velas e carburadores. Os contras são o valor (mais alto, já que o material utilizado nesse modelo é mais resistente) e os intensos ruídos comumente produzidos durante o uso.

 

Já os geradores a gasolina são o oposto: mais silenciosos, menos poluentes e menos caros em relação aos geradores de diesel. Como pontos negativos, o combustível mais caro e o consumo maior, sendo assim apropriado para usos esporádicos.

Por que os geradores também são chamados de “grupos geradores”?

Essa nomenclatura é dada pois a geração de energia é feita por um conjunto de equipamentos:

 

  • Motor movido a combustível;
  • Gerador de corrente alternada (alternador);
  • Equipamentos que supervisionam o funcionamento do conjunto.

 

Quais são as potências dos modelos de geradores do mercado?

A potência dos geradores pode variar de de 0,5 a 2.500 kVA porém, as potências mais utilizadas no mercado atualmente vão de 50 kVA a 2500 kVA com tensões de 220, 380 e 440V.

 

Como escolher um gerador?

Para escolher da melhor forma, é preciso calcular a demanda do local ou evento. Somar todos os equipamentos que utilizarão energia e calcular a potência adequada para suprir essa demanda. Para isso, a CSI disponibiliza para você técnicos especializados e prontos para escolher o melhor equipamento. Entre em contato conosco e garanta o aluguel de geradores com o melhor custo-benefício. Com a CSI Locações sua satisfação é garantida!